História

A Escola Educação Infantil São Mateus foi a primeira Escola de Educação Infantil instalada em Passo Fundo, RS. Com o intuito proporcionar não somente um lugar para os pais deixarem seus filhos enquanto iam para seu trabalho, mas uma acolhida diferenciada às crianças.

A Escola Educação Infantil São Mateus propôs-se a cuidar educando. Hoje a Escola São Mateus como é carinhosamente conhecida, se consolida como uma escola que proporciona desenvolvimento integral da criança desde os 4 meses de idade aos 6 anos. A escola é um ambiente multicultural vibrante, estimulante e feliz onde o afeto e proteção é valorizada, promovida e celebrada. A equipe de profissionais é composta de professoras de artes, de inglês, de psicomotricidade, música, pedagogas, psicóloga, monitoras, cozinheira, ajudante de serviços gerais, coordenação pedagógica, coordenação administrativa e direção.

O surgimento da Escola Educação Infantil São Mateus remonta ao esforço, na época de sua criação, de pessoas com sonhos, as quais acreditavam que deveria existir um lugar para crianças onde a base seria os cuidados profissionais aliados ao desenvolvimento psicopedagógico. Lugar esse onde prevalecesse o afeto e o olhar seguro de profissionais. Assim, buscou-se durante toda sua trajetória elementos que pudessem dar subsídios à emancipação e consolidação de um ambiente saudável e harmonioso. Dessa forma, a Escola Educação Infantil São Mateus, foi criada a partir de grande pesquisa e a vivência com outras escolas no país, bem como, uma visitada nas escolas da Itália e Espanha, as quais foram inspiração para que essa fosse criada e implantada na cidade de Passo Fundo, RS.  A Escola Educação Infantil São Mateus, é mantida pela sua Mantenedora a Sociedade Educacional São Mateus, sendo, portanto, privada, onde possui regras em consonância com uma mescla de modelos de escolas brasileiras e modelos europeus, onde se cultivavam valores, com o intuito de legitimar os julgamentos, o senso de responsabilidade e as práticas sociais.

Dessa iniciativa resultou a Escola Educação Infantil São Mateus, a qual foi fundada em 12 de março de 1997 recebendo o seu registro da Secretaria Municipal de Passo Fundo em 27 de maio de 1997. As atividades na escola São Mateus tiveram início com a abertura em 04 de agosto de 1997.

O nome Escola Educação Infantil São Mateus tem sua justificativa no contexto ideológico e bíblico. Este teve o intuito de homenagear uma personalidade Bíblica, São Mateus – o que quer dizer: o “dom de Deus” Assim, constituído pela demonstração de afeto, de amor, de fraternidade e o respeito ao próximo. Sendo São Mateus o primeiro evangelista! O primeiro a ensinar!

Da trajetória da Escola de Educação Infantil São Mateus aqui brevemente relatado vai ao encontro da comunidade que, notadamente são pais oriundos de famílias que se preocupam com os cuidados, com a segurança e com uma educação humanista para seus filhos. A Escola de Educação Infantil São Mateus, à luz dos propósitos de respeito, autonomia, criticidade e liberdade, propostos e propagados por toda a equipe de colaboradores da São Mateus, promove visão de mundo que prima pela vida em plenitude que é o bem maior a ser alcançado.

Hoje, passados 20 anos, a Escola de Educação Infantil São Mateus continua com uma educação que prima pelo respeito ao próximo, partilha e acolhida.

Assim, todos os dias, apoiados pelos fundamentos da filosofia da Escola São Mateus, busca-se praticar o afeto, o amor e a fraternidade entre professores, crianças, pais e colaboradores. Desse modo, reforçando a proposta pedagógica da Escola, que busca o desenvolvimento harmonioso e integral da criança trabalhando de maneira a integrar as áreas do conhecimento como: cognitiva, sócio-afetiva e psicomotora (pensar, sentir e agir respectivamente) de modo a trabalhar assim, a Identidade Pessoal – eu e o outro e, as Relações e Transformações.

O Projeto Pedagógico consiste de Documento que dá visibilidade ao conjunto de aspectos essenciais e referenciais, que possibilitam dar continuidade ao processo educativo iniciado há 20 anos, de tal forma que, o diálogo, a autocrítica, a inovação, como dinâmica gestada na historicidade pessoal e institucional, e a honestidade continuem a se apresentar como posturas e posições que viabilizam e possibilitem a construção contínua da Escola de Educação Infantil São Mateus, a qual está preocupada com questões culturais, artísticas, cognitivas, intelectuais, econômicas e ambientais.

Escola de Educação Infantil São Mateus almeja dos egressos que sejam crianças que demonstrem afeto e compaixão, que sejam criativos, que demonstrem habilidades, que saibam repartir, que sejam gentis e éticos, visando à qualidade da vida e considerando prioritária a condição humana. A Escola, dessa forma, busca que seus pequenos sejam reconhecidos, pela sociedade, como seres engajados em uma vida íntegra e digna.

Assim, para a permanente preservação da história como mecanismo de continuidade dos preceitos pedagógicos a Escola mantém seus propósitos, com o objetivo de manter-se inserida na comunidade e dentro dos princípios, narrar e retratar as transformações vividas por sua comunidade.

A FILOSOFIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO MATEUS

A Escola de Educação Infantil São Mateus é formada por equipe que é facilitadora, promotora e modeladora de ações com toda a comunidade escolar. Reconhece ações e age todos os dias, para fazer a diferença positiva para as crianças, para com seus colegas de trabalho, para com os responsáveis pelas crianças e para o ambiente, e, consequentemente a aprender sobre ela mesma, através da ação de empatia, respeito, compaixão, integridade e cuidado em ser agentes de mudança em um mundo em constante mudança.