Informações aos Pais e Responsáveis

Ano Letivo de 2017

Com a pontualidade e a frequência: é determinante para um bom desenvolvimento e melhor aproveito do conteúdo proposto que as crianças tenham pontualidade e que venham para a escola com assiduidade.

Quanto ao horário: A Escola de Educação Infantil São Mateus comunica aos pais ou responsáveis que há uma tolerância permitida na entrada à escola é de 15 a 20 minutos e a saída também segue esse mesmo intervalo principalmente aos alunos do jardim e da pré-escola.

Uniforme: Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los. Veja abaixo os benefícios do uso do uniforme escolar.

Conforto e higiene: Os alunos deverão usar calçados confortáveis como o tênis. Esse poderá ser deixado na escola para as crianças que ao chegarem à escola poderão fazer a troca. Está medida evita trazer do meio externo da escola possíveis contaminações deixando o ambiente escolar mais limpo e com menores riscos para o ambiente escolar.

Segurança para os alunos: O uso do uniforme evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar;

 Economia: Evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.

 Respeito: Incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pela escola, o que é fundamental para a vida em sociedade.

 Igualdade: Evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.

 Dessa forma, o uniforme não deixa cumprir sua função genuína, mas também agrada aos alunos que gostam de se vestir despojadamente.

É importante que as peças que compõe o uniforme deverão ser identificadas com o nome do aluno.

Medicamentos: Os medicamentos enviados à Escola deverão constar o nome e série do aluno, deverão estar dentro do prazo de validade e as orientações do médico para que os profissionais da Escola possam ministrar com segurança as dosagens nos períodos corretos. Não serão ministrados medicamentos sem a respectiva receita médica válida ou medicamentos de inalação, como “bombinhas” ou outros.

Doenças infectocontagiosas: Crianças com suspeita de doença infectocontagiosa não deverá ser enviado à Escola, para que seja respeitado o período de recuperação. Essa medica evita que as demais crianças corram algum risco de infecção. Nestes casos, a criança deverá permanecer em casa até ser liberado mediante alta médica.

Observação: Os pais ou responsáveis pelas crianças, quando comprovado, que a criança encontra-se em situação de doença infectocontagiosa de seus filhos deverão notificar a Escola com a maior brevidade possível para que as medidas cabíveis para minimizar o risco de contágio para as demais crianças e professores e colaboradores sejam realizadas.

Pertences da criança: mochilas dos alunos deverão estar devidamente identificadas com o nome e série do aluno.

O Dia do Brinquedo: Será realizado às sextas-feiras. Os brinquedos enviados à Escola deverão conter identificação com nome e nível do aluno. Evitar o envio de brinquedos muito pequenos (estes podem expor as crianças à alguma situação de risco) ou muito grande (dificultando o manuseio). Solicitamos que não sejam enviados brinquedos de grande valor sentimental ou valiosos do ponto de vista financeiro, pois poderão ser manuseados por outras crianças. Não serão aceitos brinquedos eletrônicos como exemplo: celulares, tablets, notebooks, smartfones ou outros, bem com armas de brinquedo, espadas ou outros.

Os aniversários: Os pais que tiverem interesse em realizar o aniversário de seu filho na Escola, deverão entrar em contato previamente com a Secretaria. Os aniversários serão realizados durante o período de lanche das crianças para que possam celebrar este momento especial com seus amigos e professores. A duração do mesmo será o período do lanche.

Reuniões: As Individuais com os Pais serão realizadas ao final de cada bimestre, onde será exposto o desenvolvimento do aluno, os trabalhos pedagógicos realizados, avisos gerais, entre outros assuntos importantes. A presença dos pais é fundamental para um correto desenvolvimento e determinar um plano de ação conjunto entre Escola e a família.

Saída da Escola: A criança somente poderá ser retirada da Escola pelas pessoas previamente autorizadas pelos pais e responsáveis. Pessoas diferentes daquelas autorizadas deverão ter sua autorização formalizada pelos pais com documento assinado e deixado na escola, e somente poderão ser feitas com a pessoa devidamente identificada com documento de identifidade válido e com foto.

Mensalidades escolares: A Escola de Educação Infantil São Mateus solicita especial atenção quanto ao pagamento da matrícula e mensalidade acordados no ato da matrícula. Pagamentos posteriores à data de vencimento serão adicionados de multa e juros e os respectivos descontos serão retirados.

Férias: Para maior comodidade dos pais no período de férias, a Escola de Educação Infantil São Mateus conta com o tradicional período de férias (nos meses de Janeiro fevereiro e Julho), com programação e condições de pagamento disponíveis na Secrataria da Escola para os alunos externos.

Cordialmente,

Escola São Mateus